ATUAÇÃO DA FISIOTERAPIA NA SAÚDE DA MULHER
Se você tem curiosidade em saber mais sobre fisioterapia, se você se pergunta:
"O que faz a fisioterapia pélvica? Quem pode se beneficiar?"
Aqui vão algumas respostas!
UROGINECOLOGIA
Saúde urinária e sexual
Tudo que esteja relacionada à saúde urinária, desde dificuldade de urinar, até mesmo a perda e/ou escapes de urina. Sejam estas por alterações neurológicas, e/ou musculares. alguns exemplos: Incontinência urinária, bexiga neurogênica, retenção urinária.
Em paralelo, são muitas as questões sexuais no público feminino, destacando-se as dores genitais ou aquelas que possuem ou não relação com o intercurso sexual, bem como dificuldades de atingir o orgasmo, da lubrificação, entre outros.
OBSTETRÍCIA
Gestantes, trabalho de parto e pós parto
No período pré-natal, a fisioterapia age preventivamente diante das adaptações fisiológicas do corpo, evitando instalação de quadros de dor, disfunções do assoalho pélvico, queixas relacionadas à circulação, respiração, orienta e adapta exercícios físicos.
Além disso, já prepara para o trabalho de parto com orientações de métodos não farmacológicos para alívio da dor, exercícios físicos e respiratórios.
E no puerpério, auxilia na reabilitação abdominal e perineal, aleitamento materno, readaptação para atividades físicas, laborais e sexuais.
ONCOLOGIA
Cânceres ginecológicos
A fisioterapia auxilia pacientes nos sintomas consequentes dos tratamentos de canceres ginecológicos, prevenindo e tratando quadros de dor e disfunções.